dez
18
2009

Admirável Gado Novo – Zé Ramalho


ze ramalhoSou um grande fã de Zé Ramalho. Considero-o um dos maiores compositores brasileiros, ao lado, evidente, de outros grandes que mencionarei em posts futuros. Fugindo da grande massa de “músicas comerciais” que invadem nossos ouvidos, querendo ou não, ainda temos excelentes representantes da nossa música. Não tenho objetivo de criticar nenhum dos estilos musicais mais tocados no Brasil, de forma alguma, acredito que cada um escolhe o que melhor lhe satisfaça, é uma questão de gosto, apenas.

No entanto, sinto-me na obrigação de divulgar e valorizar a arte que não morre. Aquela em que o tempo passa e não esquecemos, porque marcou uma geração, uma fase importante de
nossas vidas, e que nem mesmo o tempo é capaz de apagar de nossas lembranças. Faz parte de nossa cultura, de nossas raízes.

Hoje quero ressaltar a música que leva o título deste post e lançar um desafio: faça sua interpretação da letra desta música e escreva nos comentários. Abaixo da letra, vai um clipe da música para quem não a conhece. Para quem está treinando redação, é uma boa oportunidade de praticar, pois, para escrever uma boa redação é preciso interpretar a proposta.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Letra:

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!

Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar

Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Admirvel Gado Novo…

    Sou um grande f de Z Ramalho. Considero-o um dos maiores compositores brasileiros, ao lado, evidente, de outros grandes que mencionarei em posts futuros. Fugindo da grande massa de msicas comerciais que invadem nossos ouvidos, querendo ou no, ainda tem…

Leave a comment