fev
2
2012

10 Dicas para Alcançar o Sucesso


É muito comum as pessoas desejarem atingir ou conquistar o sucesso. Mas, antes de mais nada, o que é o sucesso? É importante deixar claro que o sucesso para mim não é o mesmo que para você. Sim, temos objetivos de vida diferentes, então, decididamente, o sucesso será diferente para nós.

As pessoas pensam que sucesso é ser um ator famoso, um cantor, escritor, etc… quando, na verdade, sucesso é atingir seus próprios objetivos de vida.

Para ajudá-l0 nesta jornada, aí vão algumas dicas:

1 – Seja Eclético(a):

A especialização é muito importante, mas para se dar bem, o profissional precisa ser capaz de lutar em várias frentes. Encare sempre como um desafio todas as novidades que surgirem para você. Aprenda um pouco sobre tudo o que puder. Leia muito e converse com as pessoas sobre assuntos diferentes.

2 – Invista em sua Carreira:

O maior investimento que você pode fazer na vida é em você mesmo(a). Conhecimento nunca é demais e ninguém pode tirá-lo de você. Portanto, faça cursos, graduação, pós-graduação, mestrado, etc… mantenha-se informado e atualizado em sua área de atuação. Não espere que a empresa em que você trabalha faça isso por você, nem todos os empresários têm essa visão. Construa você mesmo sua carreira.

3 – Aposte em Você como Pessoa:

Se você não acredita em você mesmo(a), como acha que as pessoas vão acreditar? Lembre-se: você é a melhor pessoa do mundo. Você é uma instituição que tem marca e imagem, que devem ser mantidas e aprimoradas. Dê o melhor de si, sempre.

4 – Leia Muito:

Essa é uma das dicas que mais insisto. Ler é acumular conhecimento. Leia a pratique. Conhecimento sem atitude não serve pára nada. Faça com que a leitura realmente seja a diferença na sua vida. Leia de tudo, até mesmo bula de remédio. Leia o que gosta. Leia notícias.

5 – Seja Ético:

Não se vai muito longe esquecendo-se da ética. Pode parecer estranho falar sobre isso num país como o nosso, infelizmente. Não pense que passando a perna nos outros você atinge o sucesso com mais velocidade; engano. As empresas são implacáveis com pessoas antiéticas, assim como o mercado.  Tenha princípios e os valorize acima de tudo.

6 – Não se acomode: o ser humano tem uma tendência a se acomodar, independente se está num bom emprego, ou não. A chamada “zona de conforto” é um perigo para quem deseja conquistar seu espaço e alcançar o sucesso. Mexa-se, faça cursos, conheça pessoas, mas não se deixe acomodar.

7 – Networking: na essência, é sua rede de contatos. Muita gente acha que apenas ter o contato é suficiente, engana-se. Importante é ter contatos e mantê-los. Não seja como aqueles que só procuram os “amigos” quando precisam. Ligue, mande um e-mail, um cartão, não importa, mas mantenha sempre contato com seus amigos. Uma boa rede de relacionamento poderá abrir muitas oportunidades.

8 – Espelhe-se nos vencedores: estar sempre com pessoas pessimistas e que vivem reclamando da vida não leva ninguém a lugar nenhum. Fuja deles. Tenha como exemplo pessoas vencedores, otimistas, que possam lhe proporcionar algum aprendizado real. Mire-se no exemplo daqueles que conquistaram o sucesso. Pense grande.

9 – Trace um objetivo na vida: objetivo é tudo o que pode ser quantificado, tem prazo, envolve planejamento e escolha. É como diz o provérbio: “para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve”. Crie metas, revise-as, e concentre suas energias na conquista.

10 – Tinha uma pedra no meio do caminho: o que você vai fazer? Parar e esperar alguém tirá-la? Não é uma atitude positiva. Remova, pule, faça qualquer coisa, mas não deixe a pedra interromper sua jornada. Muitas pessoas concentram-se nos problemas, ao invés de focar na solução. Mude sua atitude.

É isso meus amigos. Essas são apenas algumas dicas básicas para nortear sua jornada ao sucesso.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

 

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment