set
11
2009

Redação: Enem e Vestibular – Interpretação do Tema


interpTalvez, por uma falha de minha parte, não tenha me aprofundado neste assunto. No entanto, às vesperas do Enem, tenho percebido em meus alunos um erro recorrente; má interpretação do tema proposto.

Muitas vezes, o aluno acredita que fez uma excelente redação, porém, quando recebe o resultado se depara com uma nota baixa e não entende o motivo. Relembra o que escreveu, achou incrível aquela frase, aquela ideia, ficou satisfeito ao final, mas sua nota foi baixa.

A questão é: você foi fiel ao tema? Você atingiu o objetivo proposto pela banca? Pense a respeito.

Vou dar um exemplo bem simples sobre o que estou falando. Observem o tema abaixo:

Relações Humanas no Século XXI.

“Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?”

De que forma você interpretaria esta proposta? à primeira vista, o aluno, sem pensar, dispara a escrever sobre tecnologia, seus avanços, a velocidade das mudanças, etc… então, acaba por esquecer que a pergunta foi sobre Relações Humanas. A pergunta está na própria proposta, é só responder. Mas, a falta de observação faz com que o alundo prenda-se apenas às questões tencológicas. Só vai perceber seu erro quando receber a nota.

A questão fundamental do tema deve abordar o que os avanços tecnológicos estão influenciando nas relações humanas, esta última, não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, é o fundamento da proposta. Passei este tema para meus alunos, e, a maioria cometeu este erro que mencionei acima.

Vai um alerta: leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias para absorver a proposta e interpretar de forma adequada. Feito isso, defina seu objetivo, ou seja, que mensagem você deseja passar, ou, qual tese pretende defender, dependendo do caso.

Lembre-se: A interpretação é parte integrante de qualquer prova.

Não cometa o erro de escrever um belo texto e ter uma nota baixa por que fugiu do tema. Pense nisso.

Tem dúvida? pergunte ao Professor Edmundo. A prova está chegando e o tempo é curto.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

6 Comments+ Add Comment

  • Redao: Enem e Vestibular Interpretao do Tema…

    Talvez, por uma falha de minha parte, no tenha me aprofundado neste assunto. No entanto, s vesperas do Enem, tenho percebido em meus alunos um erro recorrente; m interpretao do tema proposto.

    Muitas vezes, o aluno acredita que fez uma excelente reda…

  • Interessantíssimo essa visão sobre o tema… É realmente a primeira impressão nem sempre é a que vale, rsrs… Vou prestar o enem pela sexta vez, com a intenção de gabaritar, mas com a mudança de prova, não sei se conseguirei esse feito, rsrs… Sou estudante do quarto semestre de Engenharia Química, UFScar-SP, ando meio longe da literatura e gramática, rsrs… Queria saber do Prof. se o livro novo do Evenildo Bechara é bom, e se tem algum livro que o Sr. recomenda sobre redação, tipo de um ponto de vista aprofundado… Desde já agradeço, uma ótima semana, abraços, parabéns pelo site!

    • Prezado Jorge,
      Obrigado pelo comentário, e parabéns por procurar manter-se em dia com os estudos e conhecimentos. Eu já li vários livros sobre produção de textos, e mencionar apenas um seria injusto de minha parte, visto a quantidade de material que existe, até porque, infelizmente, ainda não conheço todos. No entanto, você me alertou para uma ideia, a de escrever um post com sugestões sobre livros de redação. Prometo que farei em breve. Assim, terei tempo para pesquisar material mais novo que está saindo.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • […] vários alunos sendo eliminados por fugir do tema, ou não abordar em seu texto o que a banca pede. Clique aqui e leia este post sobre o […]

  • Muito boa interpretação professor, achei o seu site por engano na internet, e agora estou lendo os posts muito legal, e falando de redação acho que ano passado eu cometi esse erro de mal interpretação mais a de usar chavões, minha nota da redação foi bem baixa e eu pensando que ia tirar uma nota alta rsrsrs. Agora esse ano estou estudando, continue com seus post de redação, concerteza ajudará.

    • Olá João Carlos. Obrigado pela participação. É importante praticar, também. Tente fazer pelo menos 3 a 4 redações por semana. Isso vai melhorar muito sua capacidade de escrever. Peça a algum professor para corrigir para você. Pode me enviar algumas que eu analiso também.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

Leave a comment