ago
24
2009

Redação: Enem e Vestibular. Introdução


Com a proximidade do Enem, percebo a grande preocupação dos alunos com relação à redação. É normal. É a única questão discursiva da prova, o que gera um certo “pânico” aos candidatos. Venho falando sobre técnicas de redação, e notei que, estes posts, são os mais visitados de meu blog.

Em minhas aulas, particulares ou em cursos preparatórios, observo que a grande maioria dos alunos não está preparada para desenvolver uma boa redação, isso porque, não conhecem as devidas técnicas, nem ao menos, as diferenças entre os vários gêneros textuais. Não busquemos, portanto, culpados. Vamos nos preocupar em dar o devido auxilio para que nossos estudantes, cada vez mais, melhorem seus textos. Vamos lá:

Nas provas do Enem, o gênero textual exigido é a dissertação. Mas, o que é dissertar? Dissertar é defender uma tese, uma opinião, baseado em argumentos, dados e fatos que a comprovem. De maneira geral, é defender sua opinião sobre um determinado assunto. Para isso, é fundamental que você tenha informações, portanto, mantenha-se atualizado.

Sobre a estrutura de uma redação, já falamos sobre isso num post anterior (clique aqui para ler). No entanto, muita gente tem dúvidas sobre como iniciar uma redação. A maneira mais simples de iniciar uma redação, ou, a introdução, é utilizar as ideias principais que irá desenvolver nos parágrafos seguintes. Vejamos um exemplo simples:

Suponhamos que o tema seja: Trânsito nas grandes cidades e, no planejamento você escolheu as seguintes ideias:

- excesso de veículos;

- cidades sem estrutura;

- transporte coletivo precário.

Seguindo estas ideias, poderíamos desenvolver uma introdução conforme abaixo:

“Com a estabilidade da economia, veio também a facilidade ao crédito. Financiamentos mais longos e taxas de juros mais baixas motivaram grande parcela da população à compra do carro novo. No entanto, esse aumento na quantidade de veículos vem provocando, principalmente, nas grandes cidades, sérios problemas de congestionamento. Aliando esse crescimento à falta de estrutura das cidades e ao precário sistema de transportes, o resultado não poderia ser diferente: engarrafamentos por todo lado.”

Vejam, uma introdução simples, utilizando as 3 ideias básicas de sua defesa, dando, ao leitor, um breve relato do que você irá tratar ao longo de seu texto.

Qualquer dúvida, entre em contato. No próximo post falarei sobre o desenvolvimento.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

6 Comments+ Add Comment

  • Você está de parabéns com este excelente texto sobre redação para o enem! Eu que irei fazer este ano estava meio confusa em relação a este tema. Foi muito esclarecedor! Obrigada!

    • Olá Débora,
      Obrigado. Tenho como meta pessoal, ajudar o maior n° de alunos que puder, incentivando-os à leitura e a melhoria na qualidade de seus textos.
      Venho observando, desde que comecei a dar aulas de produção de textos, uma carência muito grande no que diz respeito a produzir um bom texto, assim como hábitos de leitura.
      Obrigado mais uma vez. Aproveite as informações e participe sempre que puder.

      Abraços,
      Professor Edmundo santana

  • Tenho uma dúvida, quantos desenvolvimentos tem uma redação? E quando posso usar dois desenvolvimentos.

    • Olá Rosângela.
      Obrigado pela participação. Bem, não entendi muito bem a pergunda, mas vou tentar responder como consegui interpretar, ok? Uma dissertação, tem, obrigatoriamente: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esta é a estrutura obrigatória. Portanto, uma dissertação deverá conter, no mínimo 3 parágrafos. Estou entendendo que você deseja saber quantos parágrafos deve ter o desenvolvimento, correto? Neste caso, pela estrutura padrão, pelo menos um parágrafo.
      Quanto ao ideal, sempre aconselho meus alunos a trabalhar com 3 parágrafos no desenvolvimento, neste caso, a redação deverá conter 5 parágrafos ao todo. Com três parágrafos no desenvolvimento você consegue desenvolver bem sua opinião e defender suas ideias.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Edmundo!
    bacana as dicas de redação, mas acredito que há alguns erros de pontuação no teu exemplo;

    “Com a estabilidade da economia, veio também, (SEM ESSA VÍRGULA) a facilidade ao crédito. Financiamentos mais longos e taxas de juros mais baixas (SEM ESSA VÍRGULA) motivaram grande parcela da população à compra do carro novo. No entanto, esse aumento na quantidade de veículos,(SEM ESSA VÍRGULA) vem provocando, principalmente, nas grandes cidades, sérios problemas de congestionamento. Aliando esse crescimento à falta de estrutura das cidades e ao precário sistema de transportes, o resultado não poderia ser diferente: engarrafamentos por todo lado.”

    Abraço e boa sorte com o site :)

    • Olá Luisa. Obrigado pela ajuda. Nem sempre consigo revisar todos os textos que coloco no blog. É sempre bom ter ajuda. Já está corrigido.
      Mais uma vez, obrigado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

Leave a comment

Switch to our mobile site